Prémio Valmor 1912 (Villa Sousa)

A Villa Sousa também conhecida pelo nome alternativo Palacete na Alameda das Linhas de Torres é um edifício em ruina localizado no n.º 22 da Alameda das Linhas de Torres em Lisboa, na freguesia do Lumiar, face ao estado de degradação, este abandonado não carece de ocultação da sua identidade.

Foto do Edificio ainda concervado, s/d

Integrado num grande jardim, delimitado por muro com gradeamento, a definir gaveto, o Palacete foi mandado edificar por iniciativa de José Carreira de Sousa, com projeto de Manuel Joaquim Norte Júnior. O início da sua construção data de 1911, tendo sido distinguido com o Prémio Valmor de 1912. 

Os membros do júri consideraram a Villa Sousa: (…) a mais bella casa edificada na cidade de Lisboa no anno de 1912. Traduzindo uma arquitetura civil residencial eclética, destacava-se pela harmonia de proporções e elegância do seu torreão, pelo trabalho escultórico das cantarias, assim como pelo recurso frequente ao arco pleno e aos colunelos, característico da obra de Norte Júnior. 

Por volta dos anos de 2012 e 2013, esteve prestes a receber “dias de nova gloria”, segundo o Jornal Público, esteve em andamento um projeto para um empreendimento conjunto na Alameda das Linhas de Torres, que inclui dois palacetes devolutos (um dos quais o prémio Valmor de 1912, que pretendiam reabilitar). Na falta de consenso terão estado entraves relacionados com o PDM e entre alterações do projeto, o investidor Grupo Pestana terá perdido o interesse… 

Objeto de obras de transformação, ao longo do tempo, esteve para ser demolido e recentemente reabilitado, pertence atualmente a uma empresa, foi deixada ao abandono e em estado de ruina avançado, restam apenas as paredes exteriores, uma magnífica fachada com lindos pormenores decorativos perfeitamente preservados, que deixam no nosso imaginário o que teria sido a obra riquíssima do ponto de vista artístico, o seu interior.

Fontes:
ruinarte.blogspot.com
pt.wikipedia.org
http://www.lisbonne-idee.pt
visao.sapo.pt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s