Menção Honrosa do Prémio Valmor de 1909 (Palacete Mendonça)

Foto (editada) do Palacete Mendonça na Rua Tomás Ribeiro, 4-7

Este edifício, localizado na Rua Tomás Ribeiro, 4-7, em lisboa, com projeto do Arquiteto de António Couto Abreu, propriedade de João António Marques Sena, foi premiado com menção honrosa do Prémio Valmor de 1909, demolido em 1954, ocupando agora o seu lugar um edifício de escritórios.
O Arquiteto Couto Abreu e Adães Bermudes, foram coautores do projeto vencedor do concurso para o Monumento o Marquês de Pombal em Lisboa, em parceria com o escultor Francisco dos Santos.
De entre os seus projetos arquitetónicos, destaca-se a Casa Empis, Prémio Valmor, 1907, um edifício também de gaveto, com características semelhantes, edificado em estilo Francisco I e inspirado na Renascença Francesa, lembrava o castelo de Blois e a casa de Diana de Poitiers, curiosamente também foi demolido no mesmo ano, em 1954, foi o primeiro Prémio Valmor a ser demolido. 
Por edital da C.M.L. de 1907, a antiga Rua do Sacramento, que era a continuação da Estrada da Cruz do Tabulado, à esquerda indo da Rua Gomes Freire, que começava na esquina da Rua Chafariz de Andaluz e findava no largo de São Sebastião da Pedreira, passou a denominar-se Rua de Tomás Ribeiro.
Fontes:
sigarra.up.pt
lisboadeantigamente.blogspot.com
pt.wikipedia.org

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s